O aclamado Metal Gear Solid 2 de Hideo Kojima agora pode ser apreciado no Xbox, com o bônus de dois novos modos de jogo, bem como outras melhorias. O jogo principal segue a história de Solid Snake enquanto ele se infiltra em um petroleiro para descobrir o paradeiro de uma poderosa tecnologia de armas. Uma marca registrada da série é o uso da furtividade para evitar a patrulha dos guardas e passar com segurança pelas áreas sem detecção. Os movimentos incluem cambalhotas, pendurar-se em saliências e usar disfarces enquanto os jogadores mergulham em áreas totalmente interativas onde sapatos molhados deixam pegadas, nuvens de fumaça revelam raios laser e balas quebram vidros. Harry Gregson-Williams, cujos créditos anteriores incluem Armageddon, The Rock e Enemy of the State, compôs a trilha sonora cinematográfica que acompanha a ação.
Um dos dois novos modos encontrados na versão Xbox é o Missions, que oferece dois estilos distintos de jogo: VR e Alternativo. O primeiro segue um formato semelhante ao Metal Gear Solid: VR Missions de 1999 no PlayStation original. Os jogadores devem completar mais de 350 missões em quatro modos diferentes: Sneaking, onde o objetivo é chegar a uma saída sem ser pego ou eliminar todos os inimigos sem ser detectado; Arma, que testa a habilidade do jogador com armamentos específicos; Visão em primeira pessoa, onde toda a missão é jogada na perspectiva do personagem; e Variedade, que oferece uma variedade de objetivos. As missões alternativas, que somam mais de 150, também apresentam quatro modos diferentes, incluindo Descarte de Bomba, Eliminar, Assar e Fotografar.
Bomb Disposal faz com que os jogadores desativem uma série de bombas antes que o tempo acabe, Eliminate envolve eliminar todos os inimigos dentro do tempo estipulado, Hold Up consiste em segurar todos os inimigos sem levantar suspeitas e Photograph faz com que os jogadores tirem fotos específicas dentro do limite de tempo. O segundo dos dois novos modos em Metal Gear Solid 2: Substance, Snake Tales, segue Solid Snake enquanto ele embarca em cinco missões autônomas que ocorrem nos ambientes encontrados em Metal Gear Solid 2. Cada uma das missões se torna mais difícil com a remoção a exibição do radar dos guardas patrulhando, exigindo que os jogadores naveguem pelos arredores apenas pela visão e pelo som. Outros recursos do Substance incluem um Casting Theatre, Boss Survival Mode e uma configuração de dificuldade "European Extreme" anteriormente disponível apenas em versões internacionais.